sábado, 27 de setembro de 2014

Licitação deve ocorrer em Outubro - Túnel que ligará Santos ao Guarujá - R$ 2,4 bilhões e com prazo de conclusão é de 44 meses

Estrutura submersa de 762 m de extensão será composta por seis módulos de concreto pré-moldado. O empreendimento, que será construído em 36 meses, está orçado em R$ 2,4 bilhões, incluindo projeto, licenciamento, obras e desapropriações.

A empresa de Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pelo gerenciamento do túnel, recebeu a consultoria da empresa holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por projetos similares em vários países.

Nesta primeira etapa da licitação, os interessados devem comprovar que possuem competência técnica e saúde financeira para conduzir a implantação do túnel. Será permitida a participação de empresas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcios, que deverão ser constituídos por até quatro companhias. 


Tecnologia

O túnel submerso deverá ter uma tecnologia ainda não utilizada no País. Será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. Quando finalizado, permitirá o deslocamento entre Santos e Guarujá em tempo menor que o verificado atualmente, estimado em cerca de 1 minuto. Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, ou por balsas.

O prazo de conclusão é de 44 meses, portanto, se as obras forem iniciadas em janeiro, como quer o governo paulista, o túnel deve entrar em operação em meados de 2018.

Recordando

Uma primeira tentativa de licitação foi feita no início do ano, mas depois de receber propostas de cinco consórcios, o governo paulista revogou o processo, diante do cancelamento do financiamento da obra pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Conforme explicou a Dersa na época, o Comitê de Operações do BID não aprovou uma cláusula de formação de consórcios, que previa a transferência de tecnologia por meio da exigência de participação de duas empresas brasileiras, com pelo menos 20% do capital cada uma. Com isso, o governo de São Paulo optou por trocar o agente financiador da operação pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na tentativa anterior, um total de 18 empresas, agrupadas em cinco consórcios, se apresentaram. Além das grandes construtoras nacionais, como Norberto Odebrecht, Queiroz Galvão, OAS, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, CR Almeida, Mendes Júnior, Constran, Construcap, Encalso e Carioca Engenharia, empresas da Espanha, Holanda, Itália e Coreia do Sul também faziam parte dos consórcios.
Os grupos interessados contaram com as seguintes formações:

Consórcio Túnel Santos/Guarujá: Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS, além da holandesa Strukton Civiel Projecten
Consórcio Construtor Túnel Santos/Guarujá: Construções e Comércio Camargo Corrêa, a Carioca Christiani-Nielsen Engenharia e a espanhola Construtora Ferrovial Agroman. A a holandesa Boskalis e a mexicana Dragamex são citadas como subempreiteiras
Consórcio Túnel Submerso: Andrade Gutierrez, C.R. Almeida, Daewoo Engineering & Construction, da Coreia, e Obrascón Huarte Lain (OHL), da Espanha
Consórcio Travessia Submersa: Constran Construções e Comércio (líder) e Mendes Júnior Tranding e Engenharia estão associadas às italianas Salini Impregilo e Grandi Lavori Fincosit. Também consta a subempreiteira holandesa Mammoet Maritime
Consórcio Construcap-Encalso-FCC: Construcap Engenharia e Comércio (líder), Encalso Construções e a espanhola FCC Construccion

Segundo a Dersa, os consórcios interessados precisam comprovar que possuem competência técnica e saúde financeira para conduzir as obras de implantação do túnel.

Fonte: Site EM e Infraestrutura 

Nossa audiência tem credibilidade e engajamento natural.

Nos orgulhamos de conquistar seguidores, membros e curtidas “VOLUNTÁRIOS, SEM COMPRA DE POSTS E LINKS PATROCINADOS”.

Criado: 21/09/14 – 9 mil visitantes até 23/09/14


ITAVAGAS nas Redes Sociais
33.653 integrantes até 24/09/14
32.474 integrantes até 19/09/14
27.577 integrantes até 13/09/14


Facebook – 27.283 Seguidores - 7.200 visitas/dia - 200 mil/média mensal de visualizações

www.facebook.com/megaintegracao  - 8.200 fãs (crescimento de 6,6% semanal)

Linkedin – 6.370 Conexões Diretas

Administrativo de Obras – 3.491 Integrantes www.linkedin.com/groups?mostRecent=&gid=4828061&trk=my_groups-tile-flipgrp    

CONTINUE POSTANDO E ENVIANDO VAGAS. QUEM PRECISA AGRADECE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário