A ordem de serviço assinada no ano passado para a nova correia com o consórcio formado pelas empresas Normatel Engenharia e Koch do Brasil determina prazo de 30 meses para conclusão. Com investimento de R$ 212 milhões, pago com recursos do Governo do Estado e de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o equipamento será do tipo tubular (impedindo a dispersão do produto pelo meio ambiente) e poderá transportar até 2.400 toneladas/hora do minério, através dos seus 8,9 quilômetros de extensão. O minério é o principal insumo a ser utilizado pela CSP para a fabricação das placas de aço.
O descarregador de minério de ferro, que retirará o minério do navio, colocando-o na esteira transportadora que o levará às indústrias, já teve sua fase de engenharia básica concluída. A fabricação da estrutura principal do equipamento será iniciada no mês que vem na unidade da Tenova - empresa vencedora da licitação - na China.
A ordem de serviço do descarregador foi dada em abril passado. A máquina será do tipo contínua (Continuous Ship Unloader - CSU), operando sobre trilhos e com capacidade nominal e 2.400 toneladas/hora de minérios de alta densidade. O equipamento será instalado no berço externo do Píer 1 do Porto do Pecém. Serão investidos R$ 56 milhões, provenientes do Tesouro do Estado.
Fonte: Portos e Navios
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